Sávio Neves fala sobre a importância da coleta seletiva


Muito se fala nas questões referentes ao meio ambiente e ações necessárias para que possamos ter cada vez mais uma vida sustentável do ponto de vista ambiental. Vale lembrar que o conceito de sustentabilidade une as perspectivas das necessidades da geração atual sem interferir negativamente na capacidade das gerações futuras (nossos filhos e netos) em desenvolver suas atividades e viver em um ambiente que não seja degradado.

Porém, é necessário termos a consciência que todas as questões de sustentabilidade ambiental se iniciam em pressuposto muito simples: mudança de atitude e de hábitos. Ou seja, pequenas ações quando tomadas em conjunto fazem muita diferença. Todos nós podemos e devemos adotar ações que contribuem para uma melhor qualidade ambiental.

Dentro desse conceito está pautada a política dos 3Rs reduzir – reutilizar – reciclar. Reduzir o consumo, o que na sociedade de hoje é quase um crime. Reutilizar dar nova utilidade para objetos que seriam descartados e se tornariam resíduo. Reciclar – praticar a coleta seletiva, para iniciar um processo de reciclagem e diminuir a quantidade de resíduo destinados a aterros e lixões.

Nesse momento traçamos um paralelo e refletimos sobre as questões ambientais na nossa cidade maravilhosa. Estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente? Você faz a sua parte separando seu resíduo e fica com a impressão de que teve seu esforço desperdiçado, pois não encontra locais

e serviços adequados de coleta seletiva? Então saiba como participar:

Basta entrar no site da prefeitura, www.rio.rj.gov.br/web/comlurb e seguir o passo a passo abaixo.

1- ao entrar no site, clicar em serviços (marcado em vermelho).

2- Nos serviços por palavra digite: Coleta Seletiva e clique em buscar.

3- Em seguida logo abaixo aparecerá uma lista de informações, clicar em coleta seletiva. É o sexto item (circulado em vermelho).

4- Prontinho! Escolha entre zona sul, norte e oeste e procure sua rua. Lá você terá todas as informações que deseja como, por exemplo, dias e horários que o caminhão passa.

Por: Sávio Neves

© Sávio Neves. Todos os direitos reservados.