X Semana de Atenção ao Diabético


No mundo inteiro foram realizadas campanhas em prol do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. No Rio de Janeiro, A Universidade Castelo Branco, o Trem do Corcovado e a Associação carioca de Diabetes(ACD) promoveram a X Semana de Atenção ao Diabético, que contou com diversas atividades para esclarecer a população sobre a diabetes e suas complicações, como o pé diabético.


A campanha nacional de prevenção à doença que ocorre anualmente, pretende chamar a atenção das pessoas para cuidados importantes com o diagnóstico precoce das complicações do diabetes, controle da alimentação e a prática de atividades físicas. Na segunda-feira,dia 14, médicos e acadêmicos de enfermagem promoveram no Leme,das 09h às 14h, diversas ações com o objetivo de orientar a população e difundir maior conhecimento sobre o diabetes.


No período de 07 a 14 de novembro a Universidade Castelo Branco promoveu, gratuitamente, ações educativas e sociais nos campi da instituição e em diversas escolas públicas da cidade. As ações contemplaram atividades, incluindo aferição da pressão arterial, exame dos pés dos diabéticos, teste de glicemia e uma profissional que tem diabetes orientou a população como fazer o descarte consciente das seringas usadas nas aplicações de insulina.



Finalizando as comemorações, no dia 14 de novembro, o Cristo Redentor foi iluminado na cor azul para lembrar a luta contra a doença. O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que descobriu a insulina, em 1921, junto com Charles Best.

© Sávio Neves. Todos os direitos reservados.