Dia do turismo: Câmara Rio Debate aborda desafios do setor com a pandemia de Covid-19

Programa vai ao ar nesta terça-feira às 20h



O Dia Mundial do Turismo foi comemorado na segunda-feira, 27 de setembro. Para tratar da da situação do segmento na cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos do mundo, o programa Câmara Rio Debate, da Rio TV Câmara, conversou com o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro; com o presidente-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Carlos Werneck; com o vice-presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, Bayard Boiteux; e com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV), Luiz Strauss.

O debate vai ao ar nesta terça-feira, dia 28 de setembro, às 8 horas da noite, nos canais 12 (NET) e 10.3 (TV aberta) e no canal da Rio TV Câmara no Youtube.

Entre os temas levantados no programa, comandado pelo jornalista Sergio Costa, estão a situação do turismo durante a pandemia da Covid-19, um dos setores mais prejudicados no período, e como a cidade está se preparando para receber os visitantes. Luiz Strauss, da ABAV, aponta alguns nichos turísticos que ainda estão adormecidos, como eventos, turismo corporativo e de lazer internacional. Para ele, o segmento deve levar cerca de 18 meses para retornar à realidade pré-pandemia, em 2019.

Com o reveillon e o carnaval batendo às portas da cidade, o secretário Bruno Kazuhiro adianta que a estratégia é apostar no turismo de proximidade, atendendo brasileiros outros estados e do interior do próprio Estado do Rio. Segundo o gestor, a Riotur será a responsável pelo planejamento das duas festas, e a Secretaria Municipal de Saúde irá definir os protocolos para participação do público.

Bayard Boiteux ressalta que a cidade do Rio ainda é a principal porta de entrada do país, apesar da criação de novas, como as regiões Nordeste e Sul, mas mostra-se preocupado com a flexibilização, apesar do grave momento por qual o mundo ainda passa por causa da pandemia. "A retomada do turismo é necessária, mas deve ser devagar, com todas as precauções e todos os protocolos de segurança em vigor".

Carlos Werneck fala sobre o turismo de proximidade, que, segundo ele, deve ser encarado como uma oportunidade. "É uma realidade que viveremos nos próximos meses, já que muitas pessoas ainda estão evitando os aviões".

O Câmara Rio Debate traz ainda vídeos do presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, que destaca o potencial da atividade turística para a cidade, e do presidente da Comissão de Turismo da Câmara do Rio, o vereador Marcelo Arar (PTB). Para Neves, a retomada inicial virá com a chegada dos turistas que moram em estados vizinhos. Presidente da Comissão de Turismo, o vereador Marcelo Arar comenta os desafios da retomada da atividade turística na cidade do Rio, e fala sobre a volta dos eventos, com a utilização de todos os protocolos de segurança. Fonte: http://camara.rio/